terça-feira, 30 de março de 2010

Edward mãos de tesoura - Realidade ou Fantasia?

Você já se imaginou sem mãos? E que tal se no lugar delas tivesse tesouras? Melhorou? Com certeza seria muito difícil, muitas pessoas não agüentariam tal situação. Então se coloque no lugar de Edward, uma criatura inacabada que infelizmente seu criador morre antes de dá o toque final que fecharia com chave de ouro sua principal criação aqui na terra como criador.

Edward mãos de tesoura é uma grande obra dirigida por Tim Burton e que reúne em seu elenco grandes nomes do cinema americano, como Johnny Depp (Edward), Winona Ryde (Kim), Diane West (Peg), Vincent Price (o inventor) entre outros.

Edward Scissorhands, de 1990, é uma mistura incerta de gêneros em uma mesma obra, o diretor cruza terror, fantasia, conto, comédia, o que a torna cada vez mais interessante.
Edward possuía basicamente tudo o que o ser humano precisa, sentimentos, inteligência, forma física humana, e ate um talento sem igual, mas lhe faltava um detalhe importante, as mãos, que em seus lugares havia tesouras.
Edward vive só em um castelo, até que um dia é descoberto por uma vendedora de produtos de beleza, que decide ajudá-lo, dar-lhe abrigo e apresenta-lo a sociedade. Aí começa a maior aventura desta estranha e dócil criatura. Na casa da nova amiga ele descobre a parte que ainda não conhecia do bicho homem, descobre o carinho, a amizade, a falsidade, a traição e também o amor.

A forma como Tim Burton aborda o tema “imperfeição” é muito interessante e intrigante. Edward, como já disse, possui tudo o que o homem precisa, só lhe faltava às mãos, mas em compensação ele possui um bom caráter, e faz de sua imperfeição um talento. Não digo que fosse satisfeito com isso, pois o mesmo demonstrava muito interesse em ser “perfeito”. Já o homem demonstra que seus defeitos e suas imperfeições são muito mais cruéis, pois os que se consideravam perfeitos não conseguiam se habituar às diferenças que se apresentavam. O autor demonstra que as pessoas que vivem em casas confortáveis, aparentam ter doçura, delicadeza, como se tudo tivesse em harmonia, por trás existe o lado escuro do ser humano, o preconceito e a falsidade. O autor transmite sua mensagem com um toque de humor misturado com terror e fantasia, mexendo com as emoções dos telespectadores, no que diz respeito ao amor platônico da criatura com a mocinha.

Resenha do filme “Edward mãos de tesoura”

Do diretor Tim Burton, contracenado pelos atores Jonhy Depp, Winona Ryder, Dyone West e Vicent Price no ano de 1990 com o título original de “Edward Scissorhands”.

O filme narra a história de um garoto que foi criado por um inventor maluco. No momento da criação ele tem a idéia de colocar tesouras no lugar das mãos provisoriamente. Tempos depois já com as mãos prontas o criador emociona-se por está próximo de ver a sua criação que está quase completa e acaba morrendo. Mora por muito tempo sozinho numa casa abandonada. Certo dia uma vendedora de produtos descobre aquele ser.

O filme induz o telespectador à reflexão sobre a diferença e a compreensão dos limites dos outros, em que cada um está socializado ao seu meio, no caso do personagem Edward, ele estava acostumado a morar sozinho, encarou dificuldade de adaptação e de aceitação do novo meio social em que é inserido, ou seja, o modo que a comunidade o recebeu, a hospitalidade, as rejeições e além de que ele não estava preparado psicologicamente para articular com as diversas situações que iria enfrentar.

Podemos também encontrar alguns pontos em comum com o filme “A Bela e a Fera”. Em que a “Fera” inicialmente assusta a todos com sua aparência e depois é analisado o caráter daquele ser de aparência assustadora no caso de Edward com suas mãos de tesouras, a princípio as pessoas se assustam com um ser diferente, mas logo percebem que o rapaz tem um bom caráter e por fim a “Bela” (Kim) e a “Fera” (Edward) se apaixonam, mas neste filme o final toma rumos diferentes o filme “A Bela e a Fera”. Edward acaba matando o namorado de Kim para se defender e ela separa-se dele para poder preservá-lo.

É um conto, que mexe com a fantasia do telespectador e induz a reflexões sobre as atitudes que tomamos quando estamos expostos a situações diferentes.






sábado, 27 de março de 2010



O filme “Edward mãos de tesoura”foi lançado em 1990 nos EUA tem como título original “Edward Scissorhands”, dirigido por Tim Burton com roteiro Caroline Thonpson e Tim Burton, foi lançado em 1990 com os autores Jonnys Depp, Winona Rudir, Dyane West e Vincent Price.Peg Boggs.
(Dyane Wieste) é uma vendedora da Avon que, acidentalmente, conhece Edward (Jonny Depp), um jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha. Ele na verdade foi criado por um inventor (Vincent Price), que morreu antes de dar mãos a Edward, que possuía apenas tesouras no lugar das mãos. Isto o impede de poder se aproximar das demais pessoas, mas a vendedora da Avon o leva, passando a viver com a família desta, que passa a cuidá-lo e ensiná-lo a respeito das coisas novas que o rodeavam.
Certa vez (Dyane Wieste) decidiu que queria cortar os cabelos, e não encontrando sua tesoura, pediu a Edward que cortasse seu cabelo, e foi ai que ao se deparar com o resultado surpreendente do corte feito por ele, e os diversos elogios recebidos conduziu nosso protagonista a uma aventura fantástica. Quando Edward se aproximava das pessoas era para criar lindos cortes de cabelos, podar as vegetações e esculpir no gelo grandes imagens. No entanto, o Edward é vítima de sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido por outros. Edward, apesar de possuir um carisma irresistível não é perfeito.
Esse filme é muito interessante por narrar uma história fantástica. No começo todos ficam fascinados por conhecer alguém tão diferente, mas depois podemos perceber o preconceito por ele não fazer parte daquele mundo. No subúrbio onde existem pessoas más, pessoas mentirosas que só revelam o negativo, mostra bem, uma sociedade hipócrita, que toma algo como exótico, explorando-o ao máximo, e depois faz de tudo para jogar fora. É o que acontece com o Edward que no início é adorado, mas depois todos o odeiam.
O filme “Edward Mãos de Tesoura”, foi lançado em 1990, nos EUA , com direção de Tim Burton, que protagonizado por Jony Depp, Winonrydere e Dianne West e Vincent Price. Conta a história de um homem Edward, criado artificialmente, porém, seu inventor morreu antes de terminá-lo, que acabou ficando com tesouras no lugar de mãos.
Vivia num castelo, no topo de uma colina, Edward, criação inacabada de um inventor que teve morte súbita e deixou-o incompleto, com afiadas tesouras em vez de mãos. Este morava sozinho, até que um dia uma vendedora de cosméticos, resolveu entrar no castelo que o Edward mora. Ela tem simpatia por ele e leva-o para sua casa. Sua vizinhança fica curiosa na presença do estranho. O Edward quando encostava as tesouras em alguém, sem querer cortava-a. No entanto, com suas tesouras faziam lindas esculturas em plantas.
O Edward se apaixona pela filha da vendedora que namorava um cara que o odiava e que lhe causou muitos problemas.
Em minha opinião é um filme bem interessante, pela história fantástica, pela moral, pela idéia, mostra uma sociedade hipócrita. No início o Edward é adorado, todos queriam conhecê-lo, as mulheres tentavam conquistá-lo, mas depois todos o odeiam.

Atividade - 30/03




Após a exposição dos elementos sobre a narrativa, os alunos produzirão uma narrativa a partir da seguinte proposta:

Proposta de redação

Um dia as duas fizeram um pacto. Se reuniriam dali a 20 anos naquele mesmo lugar. Acontecesse o que acontecesse, nenhuma podia falar ao encontro. Mesmo que tivesse que vir de longe. Mesmo que estivesse morta! E selaram o pacto não com sangue mas com chantili na testa, já que estavam numa sorveteria. Para não esquecer. Tinham 15 anos.
Vinte anos depois, uma mulher entrou numa locadora de vídeo e perguntou:
_ Aqui não era uma sorveteria?
O funcionário não sabia, o dono disse que, quando comprara a loja era um depósito.Sorveteria? Só se fosse há muito tempo. A mulher agradeceu e ficou olhando as fitas enquanto esperava. Era melhor que a outra não aparecesse, mesmo. Tinham se separado. Nunca mais tinham se visto. Que tipo de conversa poderiam ter?
- Eu não fiz nada. Não me formei, não namorei, não me casei, não viajei, nada. Estou com 35 anos e ainda não tive uma vida.
- Já estava quase desistindo e indo embora, convencida de que a outra não apareceria, quando a viu entrar na loja.

Luís Fernando Veríssimo. Chantili. In.: Histórias brasileiras de verão.

sexta-feira, 26 de março de 2010

link da obra "Memórias de um sargento de milícias"

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000022.pdf

quinta-feira, 25 de março de 2010

Edward - Mãos de Tesoura: um conto de fadas de roupa nova!
Edward - Mãos de tesoura, o filme do diretor Tim Burton, é um conto de fadas às avessas que traz um príncipe representado por um robô inacabado preso em um castelo escuro à espera de sua "fada madrinha", uma dona-de-casa-vendedora-da-Avon, que o tira de sua fortaleza obscura guardada por criaturas gigantescas esculpidas por ele e o leva para um típico conjunto habitacional de classe média.
Neste novo cenário, Edward conhece sua princesa encantada que - para compor o conflito do filme - tem um namorado durão disposto a eliminar o rival.
Esta obra, para os saudosistas tem traços que relembram o terror romântico de "A Bela e a Fera", o fantástico de "O Mágico de Oz" e a engenhosidade de "Frankeinstein".
O filme, em meio a todos estes aspectos, ainda encontra espaço para fazer uma crítica ao modelo social da época estabelecendo uma antítese entre a personalidade nobre nutrida pelo potagonista, mesmo vivendo em um luga obscuro, e toda a perversidade da natureza humana a que ele se submete no cenário aparentemente perfeito.
Autora: Eliete de Nazaré Barbosa Santos
Gente, olhem a correção gramátical!!!! Tem gente escrevendo absurdos!!

Edward, Mãos de Tesoura

Edward, Mãos de Tesoura, filme americano, dirigido por Jim Burtom, revela a trama de um ser modificado, com seus membros superiores em formas de tesoura. O filme foi lançado no ano de 1990.
Edward vivia confinado em um local escuro e sombrio, sem contato com o mundo exterior. Apesar de possuir uma aparência não agradável realizava trabalhos que eram verdadeiras obras primas. O personagem foi encontrado por uma mulher vendedora de cosméticos que fez com que sua vida se transformasse, deixando o isolamento e passando a ter uma vivência com o dia a dia normal das pessoas. Nos primeiros contatos com aquela nova realidade, muitos contrastes entraram em evidência. O mundo dito normal, bem representado através de casas padronizadas e uma vizinhança aparentemente organizada eram, na verdade, espaços de cultivo do precoconceito, onde não havia espaço ao diferente e à diversidade. Já Edward, que era desprovido de uma boa aparência, dentro dos moldes estabelecidos, demonstrava ser uma pessoa sensível, ética e que sabia ponderar as suas atitudes.
Por fim, a trama suscita a reflexão acerca de que a convivência entre a diversidade é possivel desde que estejamos destituídos das formas engessadas, convencionadas pelo modelo que a sociedade institui como padrão.

Mário Willians Reis

terça-feira, 23 de março de 2010

BOA TARDE!
PROFESSORA ESTOU PASSANDO PRA LEMBRAR-LHE DE LEVAR O LIVRO QUE LHE PEDIR EMPRESTADO. É A FRANCISCA DA TURMA DE LETRAS PRT NOTURNO.
OBG E ATÉ LÁ...

quinta-feira, 18 de março de 2010

Atividades - 09 e 16/03



Elaboração da resenha a partir da exposição do filme "Edward mãos de Tesoura". A partir do material fornecido sobre resenha e a leitura de resenhas de revistas especializadsa, os alunos tentarão comentar sobre o filme. Ao analisar o filme, você recolheu um vasto material. Agora, selecione este material, ordene-o e o apresente em sua conclusão. Enfim, o filme tem alguma validade? Que tipo de validade? O que falta ao filme? Há alguma originalidade? A exibição é agradável? Há um sem-número de aspectos que você pode considerar. E esses aspectos também devem estar bem inter-relacionados.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Passos para você ser autor do blog

Caros alunos,

Um convite para autor do blog foi enviado para o email da turma.
Para aceitar o convite, basta que algum aluno acesse o link disponibilizado na mensagem do email e preencha um formulário com o email da turma e a senha de acesso do mesmo e, em seguida, dar um nome de usuário (no caso a identificação da turma, curso e período).
Este processo costuma ser rápido.
Depois deste cadastro, vocês poderão fazer o login na página inicial do blogger, informando o email da turma e a mesma senha e, então, poderão postar seus textos.
Para ler os textos dos colegas, não é preciso estar logado, mas apenas acessar o endereço do blog.
Em caso de dúvidas, podem me enviar um email.