Você já se imaginou sem mãos? E que tal se no lugar delas tivesse tesouras? Melhorou? Com certeza seria muito difícil, muitas pessoas não agüentariam tal situação. Então se coloque no lugar de Edward, uma criatura inacabada que infelizmente seu criador morre antes de dá o toque final que fecharia com chave de ouro sua principal criação aqui na terra como criador.
Edward mãos de tesoura é uma grande obra dirigida por Tim Burton e que reúne em seu elenco grandes nomes do cinema americano, como Johnny Depp (Edward), Winona Ryde (Kim), Diane West (Peg), Vincent Price (o inventor) entre outros.
Edward Scissorhands, de 1990, é uma mistura incerta de gêneros em uma mesma obra, o diretor cruza terror, fantasia, conto, comédia, o que a torna cada vez mais interessante.
Edward possuía basicamente tudo o que o ser humano precisa, sentimentos, inteligência, forma física humana, e ate um talento sem igual, mas lhe faltava um detalhe importante, as mãos, que em seus lugares havia tesouras.
Edward vive só em um castelo, até que um dia é descoberto por uma vendedora de produtos de beleza, que decide ajudá-lo, dar-lhe abrigo e apresenta-lo a sociedade. Aí começa a maior aventura desta estranha e dócil criatura. Na casa da nova amiga ele descobre a parte que ainda não conhecia do bicho homem, descobre o carinho, a amizade, a falsidade, a traição e também o amor.
A forma como Tim Burton aborda o tema “imperfeição” é muito interessante e intrigante. Edward, como já disse, possui tudo o que o homem precisa, só lhe faltava às mãos, mas em compensação ele possui um bom caráter, e faz de sua imperfeição um talento. Não digo que fosse satisfeito com isso, pois o mesmo demonstrava muito interesse em ser “perfeito”. Já o homem demonstra que seus defeitos e suas imperfeições são muito mais cruéis, pois os que se consideravam perfeitos não conseguiam se habituar às diferenças que se apresentavam. O autor demonstra que as pessoas que vivem em casas confortáveis, aparentam ter doçura, delicadeza, como se tudo tivesse em harmonia, por trás existe o lado escuro do ser humano, o preconceito e a falsidade. O autor transmite sua mensagem com um toque de humor misturado com terror e fantasia, mexendo com as emoções dos telespectadores, no que diz respeito ao amor platônico da criatura com a mocinha.
terça-feira, 30 de março de 2010
Edward mãos de tesoura - Realidade ou Fantasia?
Marcadores:
Elizeu Pereira,
Fabiana Ferreira,
Graciete Ramos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário