terça-feira, 30 de março de 2010

Resenha do filme “Edward mãos de tesoura”

Do diretor Tim Burton, contracenado pelos atores Jonhy Depp, Winona Ryder, Dyone West e Vicent Price no ano de 1990 com o título original de “Edward Scissorhands”.

O filme narra a história de um garoto que foi criado por um inventor maluco. No momento da criação ele tem a idéia de colocar tesouras no lugar das mãos provisoriamente. Tempos depois já com as mãos prontas o criador emociona-se por está próximo de ver a sua criação que está quase completa e acaba morrendo. Mora por muito tempo sozinho numa casa abandonada. Certo dia uma vendedora de produtos descobre aquele ser.

O filme induz o telespectador à reflexão sobre a diferença e a compreensão dos limites dos outros, em que cada um está socializado ao seu meio, no caso do personagem Edward, ele estava acostumado a morar sozinho, encarou dificuldade de adaptação e de aceitação do novo meio social em que é inserido, ou seja, o modo que a comunidade o recebeu, a hospitalidade, as rejeições e além de que ele não estava preparado psicologicamente para articular com as diversas situações que iria enfrentar.

Podemos também encontrar alguns pontos em comum com o filme “A Bela e a Fera”. Em que a “Fera” inicialmente assusta a todos com sua aparência e depois é analisado o caráter daquele ser de aparência assustadora no caso de Edward com suas mãos de tesouras, a princípio as pessoas se assustam com um ser diferente, mas logo percebem que o rapaz tem um bom caráter e por fim a “Bela” (Kim) e a “Fera” (Edward) se apaixonam, mas neste filme o final toma rumos diferentes o filme “A Bela e a Fera”. Edward acaba matando o namorado de Kim para se defender e ela separa-se dele para poder preservá-lo.

É um conto, que mexe com a fantasia do telespectador e induz a reflexões sobre as atitudes que tomamos quando estamos expostos a situações diferentes.






2 comentários: